Suculentas... quem não ama...


Fotos by Sandra.
Fotos By Sandra.

As Suculentas são plantas originárias, em sua maioria, de ambientes desérticos, onde predomina o clima árido e as altas temperaturas. Algumas têm uma espécie de "pêlo" nas folhas, outras uma camada de cera, ambas as coberturas previnem a perda de água armazenada nas seguintes estruturas: folhas, caules, ou ainda nos troncos e raízes.

Elas possuem a capacidade de armazenar água e a grande resistência faz com que elas exijam pouquíssima manutenção. Geralmente basta um substrato bem drenado, no mínimo 4 horas diárias de sol e um bom regime de regas.

Ter um ambiente cheio de charme e beleza é simples, pois são de fácil cultivo. Sua suculenta pode ser plantada tanto no vaso plástico como no de cerâmica, mas saiba que o plástico vai exigir um número menor de regas, pois ele não absorve a água como o de cerâmica, e consequentemente, permanece mais tempo molhado. Desse modo, o vaso de cerâmica é mais indicado porque aumenta o aproveitamento dos adubos colocados no solo, principalmente os NPK, pois as plantas terão maior capacidade de absorção. NPK é uma sigla utilizada em estudos vegetais, designa os três nutrientes principais para as plantas, também chamados de macronutrientes.
N = Azoto (ou Nitrogênio)
P = Fósforo
K = Potássio
Estes três nutrientes são vendidos nas formas de N-P2O5-K2O, divididos em percentagens. Por exemplo, 10-10-10 (equivalente a 10% de N, 10% de P2O5, 10% de K2O), 4-14-8 (equivalente a 4% de N, 14% de P2O5, 8% de K2O), etc.

Use um substrato bem drenado. Existem muitas recomendações de substrato, você pode encontrar uma que dê melhores resultados. Para isso teste em casa com suas mudinhas:
Sugestão 1:
1 parte de terra vegetal
2 partes de areia grossa
Sugestão 2:
1 parte de terra vermelha
1 parte de húmus de minhoca
1 parte de areia grossa
1 parte de carvão vegetal moído

As regas devem ser cuidadosas, uma vez por semana no verão, de maneira abundante, e uma vez a cada quinze dias no inverno. Não use pulverizadores para não formar um ambiente úmido em torno das plantas. Essa é só uma sugestão – você descobre a medida – se perceber que suas plantas estão murchando, aumente gradativamente a quantidade de água, caso as folhas da base começarem a apodrecer, diminua.

Não adube excessivamente seus vasos. O excesso de nitrogênio faz com que as plantas cresçam exageradamente e fiquem muito suculentas. A planta fica estiolada (comprida e magrinha) e com as portas abertas para o aparecimento de doenças. Use 1 colher de café de NPK 10-10-10 a cada mês nos vasinhos e elas se manterão bonitas. Voce também poderá usar a farinha de osso (1 colher de chá/vaso) uns 2 meses antes da floração . Tome muito cuidado com os cães ao utilizar a farinha de osso; deixe os peludos beeem longe da farinha de osso, please!

Deixe seus vasinhos ao sol, a maioria das suculentas gosta dele. As plantas que não tomam a quantidade necessária de luz ficam estioladas, tem sua aparência descaracterizada, a cor fica pálida e elas começam a apodrecer na base. Sempre observe o desenvolvimento e pesquise sobre as necessidades da sua planta, só assim ela ficará sadia e poderá oferecer toda sua beleza a você e sua familia.

Fonte: Jardineiro.net ( com adaptações) e Wikipédia.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...